CULINÁRIA DA ÁFRICA E SUAS HERANÇAS
NO BRASIL: COMPREENDENDO NOSSA CULTURA
Objetivos desta atividade:
·
Observar
as heranças da culinária africana em nosso país;
·
Conhecer
a culinária da África;
·
Produzir
e experimentar um prato típico
africano
·
Perceber
transformações químicas dos alimentos.
Desenvolvimento
da Atividade:
Como
conhecimentos prévios é importante situar as razões pelas quais as crianças
irão estudar a culinária. No caso dessa aula os objetivos foram compreender
melhor as origens dos pratos existentes em nossa cultura, situando essa
temática ao países africanos que estarão disputando no ano de 2014 a Copa do
Mundo. São eles: Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Nigéria.
Estratégias e recursos da aula:
- Conte a história “Confusão na Cozinha” para iniciar a aula. A história fala sobre uma criança que estava ajudando a tia a fazer um bolo e fez a maior confusão na cozinha da tia enquanto esta atendia ao telefone.Essa história servirá apenas para instigar a conversa sobre a culinária e seus sabores e sobre os hábitos alimentares que as crianças possuem. Você professor, pode utilizar outra história de sua preferência que também possibilite a discussão sobre tema culinária. Depois de ouvirem a história, convide as crianças a observarem o lanche da escola. Se a escola permitir que as crianças tragam seu lanche de casa, estenda as observações para o lanche que cada um trouxe.
- Converse com as crianças sobre os hábitos alimentares da turma. O que mais gostam de comer, qual o prato predileto. Depois dessa conversa inicial envie uma atividade de casa pedindo que as famílias registrem junto com as crianças o prato que mais gostam de comer.
- No retorno da atividade construa um mural com as receitas trazidas e monte um gráfico com as crianças mostrando os pratos preferidos de cada família. Para construir o gráfico você vai precisar de papel pardo, pincel e pedacinhos de papel cortado em quadradinhos. Coloque os nomes das receitas na horizontal e as quantidades na vertical. É importante que as crianças participem de todo o processo.
- Depois do gráfico construído envie novamente para casa uma atividade para que as crianças descubram como se faz e de onde vem os costumes de comer os pratos que mais apareceram na tarefa enviada para casa anteriormente. É bem provável que apareça alimentos como a mandioca, o arroz, o milho(fubá).
- Com a atividade de casa as crianças descobriram o elemento principal de cada receita. Junte as descobertas trazidas pelas crianças e as curiosidades e informações complementando os dados sobre esses alimentos. Assim converse com as crianças sobre os costumes dos africanos de comer grãos assim como o arroz, mandioca – nos guisados e farinhas e o milho – no caso do fubá. E converse um pouco sobre a história dos africanos, a vinda deles para o nosso país e as heranças que recebemos da cultura desse povo tão forte.
- Convide alguém da família das crianças que se disponibilizarem para fazer uma das receitas escolhidas pelas crianças. Dê preferência àquela família que você perceber mais heranças dos povos africanos. Após a confecção da receita faça um momento de confraternização entre o grupo. Professor, antes e depois da vinda dessa pessoa, você professor terá muitas possibilidades de trabalho com as crianças: explore a escrita da receita, os nomes dos ingredientes, a ilustração da receita etc. Tire fotos desse momento e exponha em sala.
- Depois do dia do desenvolvimento da receita, construa um texto coletivo falando sobre esse trabalho. Exponha esse texto e todas as produções das crianças em sala.
Recursos Complementares
Você pode
acessar a aula: África de todos nós: conhecendo e compreendendo a
história do povo brasileiro no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22798 e ver mais algumas
possibilidades de trabalho sobre a África.
Para
saber mais possibilidades de trabalho sobre a culinária visite o site
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-ritmo-466966.shtml
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