quarta-feira, 18 de junho de 2014


A SMMA E A DIVERSIDADE NA ESPANHA
                                                           

            No dia 9 de junho a SMMA apresentou nas dependências do Horto Municipal Chico Mendes o projeto Diversidade na Espanha e a Copa do Mundo que visa divulgar peculiaridades do país espanhol. Na ocasião os convidados foram recepcionados com comida típica espanhola confeccionada pelas servidoras da SMMA Iolanda e Rosane. Participaram do evento representantes da SMED (Equipe da Diversidade e do do projeto Cata-Vento), da Comunidade Terapêutica Reviver, do COMDEMA e colaboradores da SMMA. De acordo com o titular da pasta, Fernando Medeiros o trabalho integra a formação continuada Tecendo a Diversidade da SMED. “ A SMMA foi escolhida para divulgar características típicas no âmbito da cultura, meio ambiente e educação da Espanha, bem como a relação existente com o Brasil. A pesquisa foi realizada pelos assessores da SMMA, David Cafruni e Delmira Sandra Carvalho”, enfatizou. 



Fernando Medeiros divulgou o lançamento do Prêmio SMMA Sustentabilidade Ambiental 2014 – 3ª Edição.


A Espanha e a Copa do Mundo

            O país está localizado no sul da europa e possui uma área de 505.370km2 com 46.771.596 habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado: 0,885 (IBGE, 2014). Possui a segunda maior superfície florestal da Europa, perdendo apenas para a Suécia e uma área protegida que corresponde a 7,63% do seu território. De acordo com informações do relatório emitido pelo Ministério do Meio Ambiente espanhol, o país aumentou em 4,4 milhões de hectares sua área florestal, o equivalente a 40% de toda a floresta europeia.  
                        A Espanha participou em 13 edições da Copa do Mundo FIFA, e foi anfitriã na edição de 1982. Na África do Sul em 2010 proclamou-se campeã do mundo após vencer por 0-1 à Holanda, quebrando um tabu, pois perdera no jogo de estréia (1 a 0 para a Suíça ) e mesmo assim sagrou-se campeã. Atualmente, é uma das melhores seleções de futebol do mundo, estando na e 1ª colocação do Ranking da FIFA.



As Relações da Espanha com o Brasil

            A relação da Espanha com o nosso país ocorreu ao longo dos séculos XVII e XVIII, pois o território do atual Rio Grande do Sul foi palco de acirrada disputa entre as Coroas de Espanha e de Portugal. O sítio arqueológico de São Miguel das Missões, localizado na região noroeste do Estado, declarado Patrimônio Mundial Cultural e Natural pela UNESCO desde 1983, foi resultado do processo de evangelização promovida pela Companhia de Jesus na América, determinada pelo Rei da Espanha, e motivo da Guerra Guaranítica, em 1750. (Disponível em http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do;jsessionid=C8A07C68C0AB14EAB447EEA1E7BCAEF1?id=18110&retorno=paginaIphan acessado em 30 de maio de 2014)


A SMMA em Barcelona, Espanha


            Em 2011, o assessor técnico da SMMA, David Cafruni  participou de reuniões e visitas técnicas em Barcelona, na Espanha. Na ocasião acompanhou o sistema de coleta de lixo pneumática que utiliza um sistema de tubulações subterrâneas que conduz os sacos de lixo até uma central de coleta e destinação final. “O modelo surgiu  na Vila Olímpica de Barcelona, construída especialmente para os Jogos de 1992. O sistema resolveu o problema da sujeira nas calçadas e, principalmente, com a coleta realizada por caminhões que deixaram de circular diariamente pelas ruas da cidade.  Os sacos de lixo chegam a ''viajar'' a cerca de 60km/h, impulsionados por uma forte corrente de ar subterrânea.  O lixo é transportado para uma usina de triagem e o orgânico vira combustível para mover turbinas que produzem eletricidade”.





Cafruni conheceu o Ecoparc, modelo de eficiência energética a partir  da utilização dos resíduos sólidos urbanos.

A Espanha e os Acordos de Cooperação no Brasil

           A Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci) desenvolve no estado do Paraná um programa de recuperação da Mata Atlântica denominado “Araucaria XXI Bosque Atlántico “, desde novembro de 2006, onde envolve a participação de povos indígenas no desenvolvimento sustentável do povo original guarani e planejamento das áreas protegidas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos habitantes, conservar melhor a floresta paranaense e reduzir a pobreza. Dos 470.000 quilômetros quadrados de Mata atlântica, que se estendia desde a Serra do Mar até a província de Misiones, na Argentina, e a parte oriental do Paraguai, restam apenas 7% da extensão original. No Brasil, os parceiros do projeto são o Ministério do Meio Ambiente, as secretarias estaduais do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Algumas curiosidades da Espanha

  • Um dos pratos mais tradicionais da culinária espanhola é a paella. Outros pratos típicos da culinária espanhola são: fabada asturiana, sopa castelhana, cozido madrilenho, polvo à galega e o cozido montanhês;

  • Em várias regiões da Espanha, as pessoas costumam usar o anel de casamento no dedo anular da mão direita.

  • O ponto mais alto do território espanhol é o Pico Teide. Localizado na província de Santa Cruz de Tenerife, possui 3.718 metros de altura.
  • A área mais populosa da Espanha é a Região Metropolitana de Madri com cerca de 5,3 milhões de habitantes.
  • O idioma oficial e mais falado na Espanha é o espanhol. Porém, existem outras línguas (idiomas co-oficiais) na Espanha como, por exemplo, o catalão, o basco e o galego.
  •  Em 1580, Espanha e Portugal se uniram politicamente. A União Ibérica durou 60 anos, terminando em 1640.
  • Antes de adotar o euro como moeda oficial, a moeda da Espanha se chamava peseta.
  •  Embora muito tradicional na Espanha, as touradas estão em declínio no país, em função, principalmente, da reação mundial contra o sofrimento causado aos touros.
(Disponível em  http://www.suapesquisa.com/paises/espanha/curiosidades.htm acesso em 30 de maio de 2014).

                  Fernando Medeiros, titular da pasta, enfatiza que Cachoeirinha vem avançando nas políticas públicas em proteção animal e que o Projeto 4 Pratas em Cachoeirinha é um dos exemplos de similaridade ao da Espanha. “Graças à entrada em vigor da recente reforma do Código Penal, maltratar um animal doméstico, mesmo sem agravante de crueldade passou a ser considerado crime na Espanha e é punido com penas que variam de três meses a um ano de prisão e restrição de um ano a três anos para trabalhar em qualquer emprego relacionado com animais”, salientou.

Alimentação em Cachoeirinha: A História da Magdalena Paellas
            Em Cachoeirinha há a conhecida Paella da Magdalena, tradicional receita de arroz com frutos do mar, carnes e legumes (Paella Valenciana). Magdalena começou a aperfeiçoar a receita da Paella onde firmou-se a receita que, anos depois, quando o casal já não mais administrava o restaurante do Centro Espanhol, em Porto Alegre fez com que os clientes saudosos buscassem a saborosa Paella da Magdalena, então em Cachoeirinha/RS, desde 1989.
(Disponível em  http://www.magdalenapaellas.com.br acesso em 28 de maio de 2014)
           
                                                                                                                                             
(1)     David cafruni Ferreira. Mestre em Engenharia Ambiental. Assessor Técnico da SMMA. Professor das redes pública Municipal de Cachoeirinha e Estado do Rio Grande do Sul.Professor da Universidade Luterana do Brasil.
(2)     Delmira Sandra de Moura Carvalho. Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais. Assessora Jurídica da SMMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário