quinta-feira, 2 de abril de 2015

MALA DE VIAGEM...

EMEF José Victor de Medeiros
Depoimento da professora  Magda Denise Meister  - Professora representante da Diversidade

Confeccionei minha mala de viagem para o acampamento das Missões – Santo Ângelo com uma caixa de botas com tampa presa na mesma. Forrei com papel pardo, pois parece couro. Forrei por dentro com papel crepom petit poá. Sempre gostei muito desta estampa, lembra minha mãe que costurava minhas roupas desde criança, ela fez um vestido de bolinhas azuis e fundo branco para mim. Quando iniciei minhas aulas de arte com minhas 5 turmas, fiz uma dinâmica das carinhas (feliz, triste, surpresa, apaixonada, etc) então resolvi colar uma carinha feliz por ir viajar para as Missões.  Colei umas figurinhas da Fadinha Sininho (TinkerBell) nos ladinhos da mala.  

Material para a Dinâmica:
·         Mala de caixa de papelão customizada;
·         Roupinhas de papel colorido que iriam dentro da mala;
·    Saquinhos de filó para armazenar as roupinhas customizadas pelos alunos e professoras;
·         Música de fundo da “Lagarta e a Borboleta” do grupo Palavra Cantada;
·         Mensagem “Para pensar” fornecida pela equipe da Diversidade





Confeccionei as roupinhas de papel colorido (vestidos, calças, camisetas, sutiã, botas, bolsas, calcinhas e cuecas) e coloquei dentro da mala e enrolei a mesma num pano de TNT verde.
Na sala de aula e eu coloquei a música da Palavra cantada “A lagarta e a borboleta” sobre a metamorfose, pois iniciamos o ano sensibilizando os alunos sobre a transformação que passamos ao longo da nossa vida, o quanto aprendemos em grupo na escola e na vida.
Depois perguntei o que teria dentro do pano? Abri a mala;

Contei para eles sobre minha viagem, as Missões, as Ruínas de São Miguel, os padres jesuítas, o show de luzes contando sobre a missão dos padres jesuítas junto aos índios, que eram os donos das terras do Brasil.





Depois deixei que eles escolhessem uma ou duas roupinhas para decorar, pintar e escrever algo para mim, sobre a viagem, ou uma mensagem, uma palavra, um versinho para a minha viagem ou o que eles gostariam que eu trouxesse desta viagem para eles.
Após solicitei que colocassem dentro do saquinho de filó da turma para guardar na mala. 
Eles pediram muitas coisas e desejaram outras tantas: desde estudo, fotos, vídeos de tudo que eu visitar, cuia guarani, artesanato do local, conhecimento, novidades, desejaram boa viagem, alegria, amor, saudades, muitos Sora te amo! Foi muito divertido fazer a dinâmica da mala com eles.

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
No grupo de professoras, na formação de quarta-feira, repeti o procedimento, coloquei a música da “A Lagarta e a Borboleta”, li a mensagem para pensar, e solicitei que pegassem uma roupinha para escrever algo que quisessem que eu trouxesse da viagem ou uma mensagem para mim. A única diferença é que fiz um origami de borboleta para presenteá-las.






EMEI CRIANÇA FELIZ
Depoimento da professora Clarice 

Nós da turma do Pré 2 estamos embarcando nessa viagem rumo as Missões juntamente com a representante da nossa escola, Prô Clarice. Então esperamos ansiosamente pelo retorno da Prô e da sua mala, curiosos com as novidades que virão. 
Nossos desenhos já estão dentro da mala.







Nenhum comentário:

Postar um comentário