terça-feira, 29 de julho de 2014

SMED E IRÃ

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 1.648.196 Km²
Capital: Teerã
População: 74,2 milhões (estimativa 2009)
Moeda: Rial iraniano
Nome Oficial: República Islâmica do Irã
Nacionalidade: iraniana
Data Nacional: 11 de fevereiro - Dia da Pátria
Governo: República Presidencialista
Localização: Oriente Médio (sudoeste da Ásia)
Cidade Demográfica: 44,9 hab./km²
Fuso Horário: + 6h
Produtos Agrícolas: cevada, trigo, beterraba, nozes, tâmara, frutas e cana-de-açúcar
Língua Oficial: Língua persa
Governo: Estado unitário, Presidencialismo, República islâmica, Parlamentarismo, Teocracia

CURIOSIDADES

  • Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser reconhecido como Irã, palavra que significa "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no sentido religioso).
  • As ruínas de Persépolis foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco e, 1979.
  • A legislação iraniana estabelece que a televisão e a rádio devem ser operadas pelo Estado e devem estar de acordo com os valores islâmicos.
  • Perante um julgamento por qualquer assunto, uma mulher sozinha não pode testemunhar. Além disso, as mulheres devem testemunhar em dupla para que sua palavra tenha valor jurídico.
  • Festas ao estilo ocidental são proibidas (principalmente se houver bebida alcoólica). A música ocidental também não é bem-vinda.
  • Manequins, tatuagens, a boneca Barbie e até o escritor Paulo Coelho estão entre as muitas coisas proibidas no país.
  • O iogurte, produto onipresente em todas as casas persas, consome-se só ou acompanhado com pepinos ou com musir (alhos tenros), mas nunca com açúcar.
A MÚSICA IRANIANA

             A música tradicional iraniana (Musiqi-e sonnati-e Irani) ou música clássica iraniana (Musiqi-e-asil e Irani) é conhecida e apreciada em toda as regiões da Ásia onde há influência da cultura persa. Evidências arqueológicas revelam que existiam instrumentos musicais desde o período Elamita (800 a.C.). A música teve um papel importante nas cortes Sassânidas. Deste período, sabemos os tipos de instrumentos que eram utilizados como harpas, alúdes, flautas, gaitas de foles e outros.

EDUCAÇÃO

             A educação no Irã é obrigatória para todas as crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. De acordo com dados de 2005, 81,3% da população com mais de 15 anos de idade encontra-se alfabetizada. Desde a Revolução Islâmica de 1979 que todas as escolas e universidades devem promover os valores do islão. A educação primária é seguida por um ciclo de três anos que procura avaliar as aptidões dos alunos e orientá-los os vários tipos de ensino secundário.

Ciclo de Educação Pré-Escolar

               Um programa de um ano para as crianças de cinco anos em que recebem as noções básicas necessárias para inserir as escolas primárias. Não há nenhum exame no final do ciclo e crianças, automaticamente, continuar para o ciclo seguinte.

Ciclo da Educação Básica

                  O ciclo primário é para crianças de 6 a 11 anos de idade. Esta fase é livre e obrigatória. Os alunos fazem exames no final de cada ano em que a sua promoção ao grau seguinte é baseado. No final do 5º ano, os alunos fazem um exame de âmbito nacional. Aqueles que passarem no exame são qualificados para avançar para o próximo ciclo.

(Orientação) Ciclo Oriente

              Este é para as crianças de 11 a 13 anos de idade. Como o ciclo anterior, esse também proporciona aos alunos o ensino geral. Nesta fase, as habilidades, bem como os interesses dos alunos são reconhecidos, para que se tornem preparados para decidir qual ramo (acadêmico ou técnico/profissional) que pretende escolher no próximo ciclo.

Ciclo do Ensino Secundário

                     Esta é uma fase de quatro anos. Para esta fase muitas escolas aceitam só meninos. Existe aducação integral para os níveis equivalentes até o Ensino Secundário. Poucos grupos seletos participam dessas atividades, na sua grande maioria meninos de classe alta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário