quarta-feira, 14 de maio de 2014




A SMED ABORDA A BÓSNIA

A SMED através do Projeto TECENDO A DIVERSIDADE: Copa do Mundo na Escolas tem por principal objetivo oportunizar a integração pedagógica das escolas de educação infantil, ensino fundamental, creches comunitárias e demais instituições convidadas referente ao trabalho que realizam sobre o assunto COPA do MUNDO.
            Durante o período do Evento no país muitas  reflexões estão sendo realizadas sobre o assunto em questão. As escolas que, por essência são palco de discussões, estão trabalhando as implicações que um Evento de grande porte como a Copa do Mundo traz para  a nação que o recebe, bem como pesquisando as diferentes contribuições históricas, culturais, econômicas e educacionais que cada país possui em relação ao Brasil.
            Tendo em vista estes aspectos a SMED,  mesmo assumindo a tarefa de mediadora neste processo não poderia deixar de participar desta vivência e assim trabalhar com um projeto específico de um país.  O país escolhido foi a BÓSNIA.
            É a primeira vez que a Bósnia participa de Copas do Mundo. A Cidade de Guarujá no Estado do Rio de Janeiro será subsede para Copa do Mundo da Fifa 2014 e servirá de centro de treinamento para a seleção da Bósnia.
            Bósnia e Herzegovina é um país localizado na parte sudeste da Europa, localizado na Península Balcânica. A maior cidade do país é de Sarajevo, que é também a sua capital.      O interior do país é principalmente de montanhas, e ainda tem uma atmosfera calorosa e acolhedora por toda parte
            O custo de vida na Bósnia e Herzegovina varia significativamente. Em comparação com outros países europeus, é menos caro em geral.  
            Embora a Bósnia-Herzegovina está trabalhando em melhorias de todos os tipos, é importante lembrar que este país continua a ser muito dilacerado pela guerra em várias áreas. Está trabalhando com  a reconstrução, mas também está fazendo uma mudança significativa em direção a um estilo de vida mais moderno e de economia mista em geral. O país tem uma história rica, da qual é muito orgulhoso. É, sobretudo, dependente das indústrias agrícolas, e estão melhorando as iniciativas  na área  da  saúde, tecnologia e negócios.

Educação na Bósnia e Herzegovina
            O sistema educacional do país é moderno, e possui uma das mais antigas escolas da região. Na verdade, o ensino superior está presente na Bósnia desde 1531. Algumas destas primeiras escolas ainda estão presentes na região de hoje.
            O ensino primário continua até os 14 anos de idade, que é obrigatório. Os alunos, em seguida, passam  para a escola secundária. Ambos os níveis são fornecidos gratuitamente aos estudantes. A maioria dos alunos se inscreve numa escola técnica secundária. Esses alunos permanecem nessas escolas por até quatro anos onde  recebem diploma que os habilita a trabalhar na área de estudo.
            Os estudantes estrangeiros são bem-vindos em muitas dessas escolas. A maioria  dos estudantes vêm através de programas educacionais e programas de estudo no exterior, embora os estudantes também podem se inscrever diretamente para algumas das grandes universidades.





Cookies com sabor baklava

200 gramas de farinha 
1 colher de sobremesa de fermento em pó
 
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
 
70 gramas de açúcar mascavo
 
1 ovo
 
40 gramas de manteiga
 
250 ml de iogurte
Para preparar o recheio:
50 gramas de nozes moídas ou avelãs 
70 g de açúcar mascavo
 
½ colher de chá de canela
 
40 gramas de manteiga
Para o sorvete:
5 colheres de sopa cheias de mel 
1 ½ colher de sopa de suco de laranja ou limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário